A arte de bem receber :: Pérgola House


header

| Ficha Técnica

Pergola House Secret Afternoon Tea – Aberto de 6ª feira a Domingo das 16h às 19h
Avenida Valbom, 13
2750-508 Cascais
Marcações: 214840040 de 3ª feira a Domingo, entre as 16h e as 21h.
Email: Pergola.house.tea@sapo.pt
Facebook : https://www.facebook.com/PergolaHouseTea

 
 
 
 
 
 

Discretamente escondido numa das ruas do centro da Vila de Cascais, há um lugar mágico que guarda, para lá do seu portão de entrada, segredos que podem ser saboreados entre chávenas de chá e scones acabados de sair do forno.

Nesta casa centenária, emoldurada por um céu quase sempre azul e um cuidado jardim que é parte da sua imagem de marca, há histórias e rituais que se perpetuam há gerações na mesma família e que queremos partilhar consigo. Abrimos-lhe a porta da Pérgola House. Venha connosco.

Para entrar necessitamos de tocar à campainha. Depois de entrar, somos conduzidos por estreitos corredores de calçada portuguesa, inebriados pelas cores vibrantes dos canteiros de flores que os ladeiam. Há um repouso reinante, entre o verde das árvores e arbustos, a pequena fonte com nenúfares e a estátua que serenamente nos observa à passagem.

Em pouco tempo estamos junto à porta de onde se avista um acolhedor hall. Somos recebidos com sorrisos rasgados e gestos afáveis. Sentimo-nos em casa.

A Pérgola House pertence à mesma família desde o início do século XX, quando o bisavô de Patrícia – atual proprietária, juntamente com o seu pai, Manuel – decidiu comprá-la para a oferecer à filha. Dona de uma personalidade exuberante, a avó paterna de Patrícia não conseguiu resistir ao charme desta magnífica casa e decidiu habitá-la e enchê-la de vida.

Quando na década de 1980 a casa passou para as mãos do filho Manuel, foi a vocação e formação de Patrícia, ligada à Gestão Hoteleira, e o interesse que a casa despertava junto dos turistas que ditou o seu destino. Em 1985 foi oficialmente transformada num Turismo de Habitação e é hoje uma emblemática e conhecida Guest House, com dezenas de clientes estrangeiros que são já visita habitual desde há muitos anos.

“O meu pai é o ‘jardineiro-chefe’ da casa”, diz Patrícia. Sendo um verdadeiro ex-libris e apesar de ser mantido por um jardineiro, o jardim é cuidado diretamente por Manuel, que gosta de se encarregar de o manter fresco e vivo em honra da sua mãe, que era apaixonada por flores.

Trata-se de um negócio familiar em que a Sofia, é responsável pela acolhedora e clássica sala de chá. Entre sexta-feira e Domingo, o ritual do five o’clock tea é cultivado com todo o preceito. Chás de origem biológica, bolos e scones caseiros, muitas vezes acabados de fazer, compotas e doces, sumos naturais e infusões, são o mote para desfrutar de um delicioso e tranquilo lanche que, nos meses quentes ou de temperaturas amenas – que em Cascais são a maioria – se pode também fazer nas mesas e cadeiras de ferro do jardim. A buganvília e outras árvores, o aparado bucho e as inúmeras espécies de flores, juntamente com os pássaros que ali se abrigam, são uma agradável companhia que confere a esta experiência um encanto e um romantismo especiais.

Os apenas dez quartos da casa, todos eles diferentes e com uma cuidada e distinta decoração, garantem o sossego da estadia e um acolhimento e um serviço tão próximos quanto personalizados. A grande sala de estar, a onde se acede por um corredor pintado de sereno azul, faz-nos sentir num cenário de outro tempo e de outro lugar, muito próximo das cottages britânicas do início do século passado. Temos vontade de parar o relógio e ficar a aproveitar de cada recanto, ora numa leitura demorada, ora apenas saboreando o silêncio.

Por isso, já sabe, quando nos vier fazer uma visita, este é um lugar que não vai poder deixar de conhecer. Seja para desfrutar do tranquilo ritual de um chá, servido a preceito, seja para uma estadia mais prolongada nesta bonita e requintada casa secular, este é sem dúvida um destino que vai querer incluir no seu roteiro, na sua próxima visita.

Em Cascais pratica-se a arte de bem receber. Venha por uma razão, fique por muitas.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*