
Campus Nova School of Business and Economics – onde o futuro começa com um lugar ao sol
Formação, Qualificação e Preparação são critérios que estão direta e intrinsecamente ligados ao Ensino Superior.
E se lhe dissermos que em Cascais os mesmos critérios também ligam com sol, mar e surf?
Não se surpreenda. Há lugares onde tudo é possível, até preparar os melhores profissionais do futuro num ambiente simultaneamente cool e futurista.
Nada como temperar a vida com sal para que esta ganhe outro sabor!
A pensar nessa premissa, e numa localização estratégica que reúne condições de excelência para atrair alunos dos quatro cantos do mundo, a prestigiada escola de Gestão e Economia da Universidade Nova de Lisboa decidiu que a localização do seu mais recente campus só podia ser perto do mar…e em Cascais.
O projeto é, no mínimo, arrojado. O moderno empreendimento, com cerca de 10 hectares, vai ter capacidade para acolher 3.350 utilizadores – 3.100 dos quais serão alunos – e vai dividir-se em dois espaços distintos. A zona exterior fará o melhor aproveitamento do enquadramento paisagístico, com jardins e rampas com vista para o mar. No que concerne ao interior do edifício, vai ser possível usufruir dos mais inovadores auditórios, anfiteatros e salas de aulas, uma biblioteca, serviços administrativos, áreas de estudo a funcionar 24 horas por dia, restaurante e áreas desportivas. Nestas últimas contam-se o ginásio, uma surf house e campos de jogos. É ou não é um sonho, poder estudar num lugar assim, paredes meias com a praia onde as ondas e as gaivotas são a banda sonora de fundo?
De acordo com as previsões, o campus da Nova School of Business and Economics abrirá as suas portas em 2018. Os mentores do projeto não escondem aquela que é a ambição primordial: colocar a faculdade no top 10 dos rankings na Europa. Tudo isto, claro está, com um cheirinho a “estilo de vida californiano”. O melhor de dois mundos.
“Queremos atrair para Portugal jovens talentos de todo o mundo, que desenvolvam laços com o nosso país”, palavras do coordenador do projeto, Pedro Santa Clara.
Para atingir com sucesso os ambiciosos fins, nada foi deixado ao acaso. Aliado à privilegiada localização, o projeto de arquitetura e engenharia eleito é um reflexo da filosofia da escola – onde componentes como a modernidade, o arrojo e a ambição nunca poderiam ficar de fora -ao mesmo tempo que dialoga na perfeição com o meio envolvente, aproveitando de forma harmoniosa e inteligente a morfologia do terreno e as múltiplas vistas que o mesmo proporciona.
A chegada deste importantíssimo polo de ensino superior ao Concelho é mais uma prova de que Cascais não dorme sobre o que é importante para o seu destino. “A Nova SBE tem sido destacada em diversos rankings internacionais. O Financial Times, por exemplo, considera que a faculdade portuguesa tem o quinto melhor mestrado do mundo em Gestão e um dos 20 melhores em Finanças”. Acolher todo este potencial – devidamente consolidado e reconhecido – e aliá-lo a um lifestyle atrativo para alunos e corpo docente, é ter a capacidade de apanhar as melhores ondas do futuro e transformá-las na espuma dos dias de sucesso que virão.
Fique atento e vá preparando a prancha. Cascais e a “Nova School of Business and Economics” de Carcavelos preparam-lhe o melhor currículo.
Por Margarida Brito | Texto e Imagem