
Cascais em Paris
Diz o ditado que “Quando Maomé não vai a montanha, vai a montanha a Maomé”. No caso, nem será bem assim, porque o número de turistas e investidores franceses em Portugal cresceu, vertiginosamente, nos últimos 2 anos.
É cada vez maior o interesse e maior a atenção que França dedica ao que se passa em Portugal, tanto ao nível turístico, como empresarial, como habitacional. Existem mesmo pontos da zona nobre de Lisboa onde ouvir falar francês é tão corrente como ouvir falar português.
Por tudo isto, Cascais foi a Paris, revelar todos os seus encantos e seduzir a Cidade-Luz, com o seu inconfundível charme. E o sucesso da visita não podia ter sido maior.
Se numa receita quisermos definir o que é Viver em Cascais, os ingredientes são simples:
São 17 praias de sonho, 30 km de costa marítima, 1 generosa porção de natureza e paisagens deslumbrantes, 300 dias de sol, 30 minutos de uma capital europeia de referência – Lisboa, atmosfera descontraída e informal para temperar, 1 mão-cheia de casas de “cortar a respiração”, 1 pitada de mistério e outras tantas de charme e sofisticação, 1 boa dose de serviços de qualidade e equipamentos de saúde e educação de excelência, cultura, lazer e desporto – a gosto -, animação e vida noturna qb, tudo regado com autenticidade e carisma.
Foi no fundo esta receita, que tem tanto de simples quanto de sofisticada, que, no dia 3 de Dezembro, a Associação de Turismo de Cascais, em parceria com o Programa Visit Portugal, do Turismo de Portugal, e a AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – teve oportunidade de apresentar, divulgar e promover.
O importante evento, que decorreu no Yacht-Barge Liberty e foi presidido por Duarte Nobre Guedes, Presidente da Associação de Turismo de Cascais, contou a presença das mais diversas entidades e personalidades, com relevo para o foco da iniciativa – revelar as novas oportunidades imobiliárias e fiscais para o turismo residencial e para os reformados estrangeiros em Portugal, revelando os especiais atributos de Cascais, como localização plena de qualidade de vida.
Através de um encontro que teve também a missão de funcionar como uma oportunidade ímpar para o networking, inúmeras agências imobiliárias francesas e portuguesas, especialistas em matéria jurídica e fiscal, banqueiros e empresários, tiveram oportunidade de trocar informação, esclarecer e ser esclarecidos sobre as mais diversas vantagens de investir em Portugal e em Cascais, muito em particular.
Em 2013, mais de 2.200 franceses compraram casa no país, um número que pode subir para 20.000 até finais de 2015, segundo estimativas da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.
E por que devem escolher Cascais?
Pela qualidade de vida, regida pela qualidade do ar, da água das praias, do reduzido impacto urbanístico, tudo num ambiente harmonioso e saudável, onde mesmo assim não falta nenhuma das comodidades das grandes cidades.
Pelo sol e luminosidade constantes, que permitem, por exemplo, praticar desportos como o ténis e o golfe, 365 dias por ano.
Pela riqueza do passado histórico, visível e vivo ainda hoje, nos mais pequenos detalhes. Da arquitetura à cultura, passando pelo estilo eclético de vida.
Pela moldura paisagística, entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, que permitem viver e desfrutar literalmente, do melhor dos dois mundos naturais.
Pela sua gastronomia de eleição, marcada pelo intenso sabor do mar, com o mais fresco peixe e marisco.
Pela oferta imobiliária diversificada, que num mesmo segmento de luxo oferece propostas que vão de amplos apartamentos, a moradias familiares, passando por antigos palacetes e chalets, a maioria deles com vistas de cortar a respiração, sobre o verde da serra ou sobre o azul do mar.
Pela localização estratégica. Com uma porta aberta para o mundo e uma janela para a tranquilidade, tudo fruto da proximidade do Aeroporto Internacional de Lisboa (a 35 minutos) graças à rede rodoviária e de transportes disponível.
Pelo acolhimento e pela hospitalidade dos Cascalenses, que o farão sentir imediatamente em casa.
Pela forte presença dos desportos na vida do município: da vela ao surf, windsurf, bodyboard e paddle, passando pelo cycling e pelo volei de praia, até ao ténis, golfe e equitação. Em Cascais, a “Vila-Desporto”, tudo é possível.
Pelas extraordinárias infraestruturas ao nível da saúde e pela excelência dos estabelecimentos de ensino, muitos deles bilingues.
Pelos benefícios do regime fiscal conferidos ao “estatuto do residente não habitual” em Portugal, em vigor desde janeiro de 2013, que permitem a qualquer reformado da União Europeia uma isenção fiscal durante dez anos, desde que não tenha tido residência fiscal em Portugal nos últimos cinco. O estatuto abrange ainda os profissionais que exercem uma atividade de alto valor acrescentado, que podem beneficiar de uma taxa de IRS reduzida para 20%.
Last but not least, o factor segurança. Viver em Cascais é seguro, de dia e de noite. Aqui, nunca vai precisar de guarda-costas!
Todos sabemos que França é romântica, que o francês é a Língua do amor e que Paris é a cidade dos namorados. Mas, desta vez, Cascais trocou-lhe as voltas e quem ficou perdidamente apaixonado foram os franceses!
Venha a Cascais perceber porquê.