
Cascais com os pés dentro de água
Enquanto berço de muitas modalidades desportivas em Portugal, Cascais tem um sabor especial no que se refere a todos os desportos que praticam dentro de água. Sal é ingrediente que nunca falta, no momento de escolher o que mais se gosta de fazer ou o que se deseja aprender. Aqui, o mar é um eterno convite para corpo e para a alma.
A relação de Cascais com a água e os desportos náuticos é histórica. Já no início do século passado o Rei Dom Carlos, penúltimo monarca português, desfrutava da beleza e condições de excelência da Baía de Cascais para se divertir a organizar regatas. Mais tarde, foi Don Juan Carlos de Espanha que durante o período de exilio com a sua família no Estoril, desfrutou em pleno desta tradição, já bem enraizada na vida dos cascalenses
Mas se a vela foi a primeira modalidade a marcar o ritmo das águas de Cascais, hoje é difícil saber por onde começar, quando toca a salpicar de sal os espíritos dos desportistas e dos entusiastas de tudo o que envolve o mar. Se quisermos manter a tradição, basta embarcar num veleiro e aproveitar as soberbas vistas sobre a costa de Cascais e do Estoril, em passeios que podem até incluir uma boa mão cheia de mergulhos ao largo. Com partidas da Marina de Cascais, as velas erguem-se e enchem o peito ao sabor do vento. Do convés, avistam-se os detalhes da paisagem, ora mais urbana, ora mais natural e agreste; os areais das praias, vorazmente povoadas durante o Verão; aqui e ali um farol pitoresco, a dar notas de aguarela marinha ao cenário. Não raras vezes, estes passeios prolongam-se até ao pôr do sol. Saboreia-se uma bebida fresca e aproveita-se a brisa morna dos fins de tarde para fazer apaixonadas declarações de amor, captar soberbas fotografias dos tons de ouro e fogo que vão tingindo o horizonte ou simplesmente para relaxar e contemplar o espetáculo natural da despedida de cada dia. Outras tantas vezes é com divertidas saídas de amigos que o programa a bordo toma forma, por exemplo, em animadas despedidas de solteiro longe de olhares indiscretos, que se prolongam por várias horas. Ou dias!
Velejar ao largo da Baía de Cascais é também uma forma de perceber a importância que o mar tem na vida da Vila e do Município. As escolas de vela e remo conquistam desde cedo a atenção e empenho dos mais jovens. E o paddle, por exemplo, como uma das mais recentes modalidades de desportos praticados dentro de água, é um autêntico arrebatador de corações, que não olha a idades.
Quando o assunto é adrenalina, existem os spots de exceção para a prática do surf, windsurf e kitesurf e, perto deles, inúmeras escolas dispostas a ensinar os espíritos mais afoitos a conquistar e dominar os ventos e as ondas. Se quisermos ir mais fundo neste assunto, juntamos o mergulho e a pesca submarina, duas modalidades muito procuradas por quem não se contenta com a superfície e gosta verdadeiramente de explorar.
Com cerca de 30 km de Costa marítima que se distribuem por 17 praias de sonho com múltiplas e diversificadas configurações e características, Cascais só podia ser uma Vila completamente devotada ao mar e a tudo o que de bom, saudável e divertido este proporciona.
Se está de visita ou planeia fazê-lo em breve, não deixe de olhar e conhecer Cascais de outra perspetiva. Embarque nesta ideia e divirta-se.
Especial agradecimento a Ruy Figueiredo | The Charm of Cascais Guest House