
Cascais :: Palco da final mundial do World Corporate Golf Challenge
Desde sempre que Cascais marca pontos no que se refere à prática dos mais diversos desportos. Em Portugal, foi em Cascais e no Estoril que foram praticadas pela primeira vez algumas das hoje mais conhecidas modalidades desportivas, como o ténis e o futebol, por exemplo. O desporto aliás faz parte do ADN do município. No que se refere a Golfe… sem nenhum handicap.
Entre 30 de Junho e 5 de Julho, Cascais acolheu a final mundial do “World Corporate Golf Challenge”, o maior torneio de golfe corporativo anualmente organizado. E não é para menos. Sabia que somos reconhecidos e recomendados, a nível mundial, como um dos melhores destinos para a prática de golfe ao longo de todo o ano?
O “World Corporate Golf Challenge” é o torneio anual de golfe corporativo que reúne os vencedores das diferentes competições realizadas em inúmeros países do mundo. Desde a sua criação em 1993, o seu prestígio tem aumentado de tal forma que, ao longo destes anos, nele já participaram mais de um milhão golfistas amadores, de mais de trinta países. Este ano, a final, que já se realizou em países como África do Sul, Espanha, Malásia, Ilhas Maurícias, Jamaica e Escócia, decorreu em Cascais, naquele que já foi considerado um dos 100 melhores campos de golfe do mundo e o segundo melhor na Europa Continental, o Oitavos Dunes. Por outro lado, a natureza global do evento nunca foi tão evidente, este ano com um registo de jogadores oriundos de 32 países competindo nesta “Final Mundial”.
Portugal participa na prova desde 1998 e, nestes 22 anos de competição, jogadores portugueses já a venceram por 4 vezes. Este ano a vitória coube à dupla da Índia composta por Sonam Chugh e Shashidhar Reddy, patrocinados e representando a Ramesh Swiss Watch. O torneio foi jogado na modalidade stableford no Oitavos Dunes, um par 71 championship course. Mr. S. Chugk, jogador de handicap 3, conseguiu 66 pontos (34+32) nos dois dias de prova. Mr. S. Reddy, jogando com um handicap 5, obteve 62 pontos (33+29) nos mesmos dois dias. No total os dois jogadores indianos conseguiram 128 pontos, 7 pontos a mais do que os jogadores anfitriões, que ficaram em segundo lugar com 121 pontos.
Para Cascais, esta não foi apenas mais uma prestigiada final de Golfe. Ser palco de um evento que reúne representantes de empresas de renome e projeção mundial, permite revelar aos seus ilustres participantes todo o potencial que Portugal em geral e Cascais em particular reúnem aos mais diversos níveis. Não se trata apenas das condições de excelência para prática do golfe, mas de ser um destino privilegiado de férias e lazer e a localização mais que adequada e de elevado potencial para os mais diversos investimentos, o que constituiu uma oportunidade única que, a todos os títulos, foi muito bem aproveitada.
As deslumbrantes praias, a gastronomia, a história, a cultura, a arquitetura e a natureza em estado puro que Cascais e o Estoril oferecem, são o melhor convite a um regresso próximo de todos os golfistas participantes, provavelmente acompanhados por familiares, colegas e amigos. Além disso, alguns dos melhores campos de golfe de Portugal e mesmo da Europa estão aqui localizados, entre eles o Oitavos Dunes onde decorreu a final, que, em 2013, foi classificado no top dos 100 melhores de campos de golfe do mundo (nr.65), pela revista “Golf Magazine”.
Projetado e desenhado em 2001 pelo conceituado arquiteto de golfe, Arthur Hills, o Oitavos Dunes é no momento também considerado um dos melhores campos de golfe portugueses. O planeamento e o desenho final do seu percurso envolveu uma constante preocupação na preservação do delicado ecossistema de dunas em que o campo assenta, facto que possibilitou posteriormente lhe fosse conferido o estatuto de Golf Signature Sanctuary e o certificado de qualidade concedido pela Audubon International, em reconhecimento pelo elevado cuidado na conservação ambiental observado em todos os detalhes do mesmo. Nesta categoria, foi o primeiro campo de 18 buracos na Europa e o segundo no mundo a receber tal distinção. Todos os buracos do seu percurso oferecem uma vista deslumbrante sobre o Oceano Atlântico e sobre Sintra, o que torna a experiência do jogo neste campo excecional e verdadeiramente diferente, num momento de comunhão e desfrute da natureza, em condições ímpares.
Mas o mais interessante é que na área de Cascais, Estoril e Sintra, os golfistas visitantes, com handicap válido, podem jogar em 8 ou 9 diferentes pay and play championship courses, todos eles localizados a menos de 15 minutos de driving distance dos principais hotéis e de outros tipos de alojamento turístico destes destinos.
Por isso, se está a pensar fazer-nos uma visita e é praticante ou amante deste desporto, saiba que em Cascais pode adquirir um golf passport, pensado precisamente para si. Este passport permite-lhe jogar 3 ou 5 dias em diferentes campos da região à sua escolha, um dia em cada campo, sendo que, durante esse dia, poderá jogar o número de voltas que desejar dentro do horário de funcionamento do mesmo (golfe ilimitado).
Os campos de 18 buracos onde pode jogar utilizando o golf passport são: o Belas Clube de Campo, o campo de golfe do Estoril, o Lisbon Sports Club em Belas, o campo de golfe da Penha Longa – Atlantic, (bem como o campo de golfe de 9 buracos Penha Longa – Monastery, a ser jogado por duas vezes) localizado entre o Estoril e Sintra, o Pestana Beloura Golf, o campo de golfe da Quinta da Marinha e o Oitavos Dunes, também na Quinta da Marinha, em Cascais.
Venha por uma razão. Fique por muitas! O golfe pode ser a primeira de muitas que certamente o vão fazer render aos encantos e charme da nossa Costa Atlântica.