
Cascais :: Um dos 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo
O Top 100 dos “melhores destinos turísticos globais sustentáveis” (Sustainable Destinations Global Top 100) em 2014 – que destaca os destinos turísticos mais sustentáveis do Planeta – inclui Cascais pela primeira vez.
Com uma pontuação de 8.0 num máximo de 10 pontos possíveis no índice da Global Sustainable Tourism Review (Revista de Turismo Global Sustentável), Cascais mereceu não apenas destaque como destino turístico sustentável em Portugal, mas também como um dos melhores a nível da Europa e no Mundo. Mas não foi a única distinção e reconhecimento que Cascais mereceu neste âmbito.
Criado para premiar os esforços de intervenção e gestão de destinos turísticos numa perspectiva de reforço da sua sustentabilidade, a presença no Global Top 100 dos destinos resulta do convite lançado nas redes sociais para sugestão, apreciação e votação de diferentes destinos globais, ao qual se seguiu uma seleção e eleição dos melhores destinos por um painel de 30 peritos internacionais na área do turismo sustentável.
“O objetivo da criação e divulgação do Global Top 100 é reconhecer destinos turísticos que levaram a sustentabilidade a sério e se esforçaram por fazer a diferença”, explica Albert Salman, diretor do GreenDestinations.info, site, responsável pela iniciativa.
Procurando transmitir a apreciação dos viajantes/turistas, este índice é calculado a partir dos valores obtidos para 40 a 60 indicadores, de acordo com critérios aceites e acordados internacionalmente, dos quais sobressaem os indicadores de avaliação da “Qualidade da Natureza” (paisagens e experiência de vida selvagem); da “Qualidade e Cuidados Ambientais” (ar, água e águas balneares); do “Património e Herança Cultural (identidade local e tradições); das “Questões Sociais” (hospitalidade do povo e o respeito pelos direitos humanos); da “Economia Verde”(desenvolvimento económico sustentável, energia verde, adaptação ao clima e questões relacionadas com o desperdício e gestão de consumo de água; e de “Políticas de Turismo Verde”.
Iniciativa conjunta de quatro organizações líderes em Turismo Sustentável – TravelMole.com, Vision on Sustainable Tourism, Totem Tourism e Green Destinations – o Global Top 100 conta com a assessoria técnica de Randy Durband, CEO do Global Sustainable Tourism Council, que salienta: “Estes 100 destinos destacam-se por terem conseguido protagonizar um progresso significativo, devidamente mensurável e quantificado, em matéria de garantia de maior sustentabilidade”. Mas o responsável admite que “medir e quantificar a sustentabilidade não é simples, nem se pode cortar a direito. Esta lista de 100 destinos turísticos reconhece aqueles que estão no caminho correcto, tendo em conta as opiniões e avaliações de peritos internacionais independentes, com recurso a critérios objetivos.”
Ainda neste contexto, Cascais recebeu também o Climate Star Award 2014, um prémio bienal atribuído pela Climate Alliance Europe, uma rede de mais de 1600 municípios e cidades de 24 países europeus, que premeia as cidades que integram nas suas políticas e iniciativas, como principais objetivos, a redução de emissões de CO2 e o combate às alterações climáticas e os concretizam.
Cascais concorreu a este galardão com o projeto Energy Game, um jogo que, nos últimos dois anos, tem sido utilizado como ferramenta de sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho, facto que revela a particular atenção que o Município tem no que concerne à educação ambiental das futuras gerações, semeando sementes para um futuro cada vez mais saudável e ambientalmente sustentável.
No mesmo sentido e fruto do trabalho de intervenção desenvolvido pela autarquia na recuperação ambiental da Duna da Cresmina e da Quinta do Pisão, a Câmara Municipal de Cascais recebeu ainda, durante 2014, o primeiro prémio “Vistas – VISION Innovation for Sustainable Tourism Awards 2014”, uma iniciativa do DestiNet Innovation Group, como reconhecimento da importância que essa intervenção se revestiu, na preservação do património natural. No total, foram colocados 2 km de passadiços em madeira, evitando a destruição da duna primária da Cresmina, que foi alvo de trabalhos de recuperação e consolidação de vegetação, introdução de sinalética e delimitação de pontos de presença e observação.
Este galardão conta com o apoio da Comissão Europeia, que analisou 1000 candidaturas oriundas de praticamente todos os países do mundo. Foi entregue na Feira Internacional de Turismo em Berlim, a maior feira de turismo do mundo, que decorreu na primeira semana de Março de 2015 e onde estiveram presentes 170 mil visitantes e 11 mil operadores turísticos de 180 países.
Na entrega do prémio em Berlim, o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, afirmou que o galardão “vem comprovar que Cascais é já hoje um destino internacional de elite”.
“Há três razões que fazem com que Cascais seja esse destino de elite: a preocupação na preservação da natureza, que ocupa um lugar central na nossa ação política; temos e oferecermos a melhor gastronomia, os melhores restaurantes e os melhores hotéis do país; e Cascais é um destino de elite porque é de todos, portugueses e estrangeiros por igual. Efetivamente, em Cascais existe uma clara preocupação de proporcionar a quem a visita, um conjunto de atributos, benefícios e vantagens que a tornam num destino turístico muito atrativo aos mais diversos níveis. Esse empenho, que lhe tem valido o merecido reconhecimento internacional, é ainda mais relevante porque os mais privilegiados e maiores beneficiados são, desde logo e em primeira linha, os seus residentes, nacionais e estrangeiros. Este facto faz de Cascais, não apenas um destino turístico de eleição mas, acima de tudo, um lugar mais do que perfeito para viver permanente ou temporariamente.
Características diferenciadoras como a perfeita simbiose entre a Serra e o Oceano Atlântico, fruto da envolvente natural do Parque Natural Sintra-Cascais; as inúmeras praias de água e areia limpa e em muitos casos quase selvagens; os 3km de paredão e as inúmeras ciclovias disponíveis ao longo da costa e das praias; os parques e jardins municipais e as inúmeras áreas verdes; a excepcional qualidade do ar, que faz parte do compromisso formalmente assumido a nível europeu, de reduzir as emissões de CO² em mais de 20% até 2020, são apenas alguns dos bons motivos por que Cascais é um excelente destino para visitar, conhecer e depois ficar, por um dia, uma semana, um mês… ou uma vida! Comprove-o por si mesmo.