
Case-se em Cascais
A decisão de casar é, ainda hoje, um dos momentos mais marcantes e emotivos da vida. Por essa razão, é natural que tudo o que envolve esse passo seja a maioria das vezes rodeado por uma grande atenção aos detalhes. De uma forma mais simples ou mais exuberante, todos os noivos desejam acima de tudo tornar o dia do casamento num dia inesquecível, tanto para si como para os seus convidados.
Se está a planear um destination wedding este artigo é para si!
Num mundo regido cada vez mais pelo fenómeno da globalização é cada vez mais fácil sentirmo-nos cidadãos do mundo. A disponibilização das mais diversas formas de comunicação, um maior e mais fácil acesso a meios de deslocação mesmo quando estão em causa longas distâncias, a frequência com que os estudantes de todo o mundo estabelecem intercâmbios, abrindo os seus horizontes pelas múltiplas portas e janelas do mundo, os desafios profissionais que se colocam cada vez mais fora do país de origem, são alguns dos fatores que tornam atualmente o mundo numa pequena aldeia global. São também muitos destes fatores que, conjugados, dão origem ao fenómeno dos destination weddings.
Os casamentos entre pessoas de nacionalidades distintas, tantas vezes intercontinentais, e o enraizado e crescente desejo de conhecer o mundo, tornam recorrente a decisão de realizar uma cerimónia que se traduza numa experiência única, também ela ditada pela originalidade e total surpresa do local escolhido.
De uma forma geral, quando pensamos em casamento pensamos em temperaturas amenas, boa luminosidade, tranquilidade, segurança… praia ou campo por perto. Depois pensamos também em ser bem recebidos e em receber bem quem convidamos. Idealizamos serviços de excelência o que incluí, muitas das vezes, hotéis de qualidade para hospedar quem nos acompanha. Já percebeu que o seu sonho passa por Cascais? Não?! Então, se está a planear o casamento num destino diferente do seu país, diga-nos:
Onde é que encontra um lugar com cerca de 300 dias de sol, seguro, tranquilo, cheio de história, com a paisagem desenhada entre o azul do Oceano Atlântico e uma verdejante Serra que tem enamorado os mais diversos poetas e escritores do mundo ao longo de séculos, servido por diversos hotéis de 5 estrelas e coroado pelos mais exuberantes e bonitos spots fotográficos que incluem pores-do-sol épicos, tudo isto a 30 minutos de carro de um aeroporto internacional?
Pois, nós sabemos. Não tem uma resposta à altura. A razão é simples. Na bonita, emblemática, histórica, glamorosa e simultaneamente pitoresca Vila de Cascais temos isto tudo. E muitas outras coisas que sabemos que vai adorar descobrir com a nossa ajuda. Mais uma pista?… Uma deliciosa e riquíssima gastronomia.
Mas há quem já saiba de tudo isto. Centenas de casais de estrangeiros já escolheram Portugal e Cascais como destino para o dia do seu casamento.
Porquê Portugal? Sobretudo pela centralidade, um fator decisivo quando se trata de atrair para um ponto comum convidados dos mais diversos cantos do mundo.
Porquê Cascais? Pelos motivos que já lhe revelámos e que são sem sombra de dúvida altamente sedutores para a maioria dos noivos, com a existência de uma deslumbrante costa marítima a encabeçar a lista!
Nesta decisão entra também como fator decisivo o facto de encontrar alguém a quem confiar todos os preparativos de uma forma profissional, eficiente e segura. É aqui que se revela determinante o papel das empresas especializadas no ramo. As wedding planners são cruciais para que todo o processo que vai desde o planeamento, à execução até à realização da cerimónia decorra com a maior tranquilidade e fiabilidade.
Joana Silveira é uma das responsáveis de uma dessas empresas. A “Portugal Wedding Planners” tem realizado desde 2009 várias dezenas de casamentos de estrangeiros em Portugal, uma boa parte deles em Cascais, por ser um destino que recomenda vivamente pelos incomparáveis atributos para este efeito. É precisamente ela que nos dá um exemplo paradigmático do fenómeno da globalização e do peso do fator “centralidade”: em 2011 realizou um casamento de uma cidadã Bielorrussa com um cidadão Nigeriano. Ambos viviam em Nova Iorque. No seu casamento de apenas 35 convidados coexistiam pessoas de 14 nacionalidades diferentes. Mais global do que isto é quase impossível! Além da centralidade, que outro fator é decisivo na escolha de Portugal como wedding destination? O facto de ter uma capital europeia servida de uma costa recheada de maravilhosas praias a apenas 15 minutos de um trajeto de carro.
Depois em Portugal há ainda um interessante triângulo a oferecer aos noivos que nos procuram, sempre que idealizam associar ao casamento a riqueza de uma experiência cultural, como explica Joana Silveira. O triângulo Lisboa-Sintra-Cascais. A perfeita geometria para uma experiência cultural, histórica e gastronómica que deixa todos os estrangeiros que a vivem completamente rendidos. Dos noivos aos convidados. Não é por isso de estranhar que já tenham realizado casamentos de muitos que, tendo um dia vindo como convidados, regressam para repetir a experiência como noivos.
Sabemos que já está convencido. Agora só lhe falta começar a planear o seu casamento de sonho. Se precisar de ajuda pode sempre contatar a “Portugal Wedding Planners” que o vai ajudar, de A a Z, para que nada falte ou falhe nesse dia tão especial.
Em Portugal temos um ditado que diz que “Quem casa quer casa”. Quem sabe se não se apaixona também por Cascais e não compra uma aqui, para ficar!
Para mais informações, consulte: www.portugalweddingplanners.com
Texto por Margarida Brito
Imagens Portugal Wedding Planners