Cidadela_Art_District_header

Cidadela Art District – Quando a História se associa à Arte


Cidadela_Art_District_header

Historicamente, a Cidadela de Cascais é um conjunto de fortificações construídas entre os séculos XV e XVII para defender a costa e o aceso ao Rio Tejo, mas também para evitar os ataques a Lisboa.

O Cidadela Art District é fruto da mais recente intervenção e trouxe até a esta edificação histórica a Arte e a Cultura.

Há alguns séculos, a apetecível Baía de Cascais era constantemente ameaçada e invadida por piratas ingleses. Por essa razão, no século XV, por ordem do Rei D. João II de Portugal, foi mandada edificar uma torre. Ao longo do tempo, o local foi sendo beneficiado com novas edificações e reforços. Mas é a partir do século XIX, já sem vestígios de pirataria nos mares, que o soberano D. Luís lhe confere toda outra dinâmica e razão de existir. O monarca, que era um apaixonado pelo mar, ordena a adaptação da Cidadela a um lugar de descanso e retiro da nobreza, como Paço Real. A família real passava anualmente os meses de setembro e outubro em Cascais, transformando por completo o quotidiano da vila. Esses vestígios são ainda em grande parte visíveis nos nossos dias, sobretudo ao nível da arquitetura.

Recentemente, a antiga e nobre Cidadela foi transformada em Art District. Com a mais nova revalorização, no seu interior renasceram espaços que se repovoaram de vida, ideias, inovação e cultura, onde a Arte Contemporânea é a palavra-chave.

O projeto é arrojado, sofisticado e vanguardista. Se por um lado traz a arte para um contexto do quotidiano e ”para a rua”, por outro, ao fazer uso de um espaço “não intuitivo” para esse efeito, confere-lhe todo um caracter insólito, onde a descontextualização é o verdadeiro e o mais profundo sentido.

É caso para dizer que aqui a arte vive. Há espaços para encontros artísticos e de partilha. São valorizados os trabalhos dos artistas em open studio assim como galerias em arranque de atividade. Este facto faz com que o visitante se torne espetador mas também cúmplice. É também essa a sua missão. Uma espécie de “pedrada no charco”, que visa salpicar de novas ideias e projetos espaços à partida imprevistos e com isso agitar as águas da cultura em Cascais.

De que forma? Com 6 Open studios, 6 Galerias e a arte a invadir todos os espaços e todos os recantos interiores da Cidadela, juntamente com espaços de comércio, lazer e restauração.

Mas o arrojo da cultura não se fica por aqui. Na “Déjà Lu” pode ainda encontrar uma acolhedora e bonita biblioteca com uma característica muito especial. Trata-se de uma Livraria Solidária. O que quer isso dizer? Quer dizer que todos os livros que ali encontra são livros já lidos, doados e cujas receitas revertem a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Cascais faz questão de se manter na vanguarda da inovação e da cultura sem nunca perder de vista a importância da sua história. Sobre a deslumbrante Baía de Cascais, não faltam excelentes motivos para se deixar envolver dentro destas muralhas e descobrir tudo o que o Cidadela Art District tem para lhe oferecer.

Por Margarida Brito | Texto e Imagem

Cidadela_Art_District_4 Cidadela_Art_District_3 Cidadela_Art_District_2 Cidadela_Art_District_1

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*