
Festival Lumina :: Cascais Vila de Luz
Com cerca de 300 dias de sol por ano garantidos, em Cascais, luz é coisa que nunca falta. Mas em Cascais a luz é ainda mote para a cultura e para a vanguarda da tecnologia. Uma vez por ano, durante três dias, a Vila é palco de um ambicioso festival que tudo ilumina.
Pela 4ª edição consecutiva, o LUMINA Festival da Luz, trouxe até Cascais um espetáculo de cor, iluminação e movimento que durante três dias animou as noites da Vila, tornando-a ainda mais bonita e charmosa. Entre 11 e 13 de setembro, ruas, monumentos e recantos da zona histórica de Cascais foram animados com obras oriundas de diversos países, espalhadas ao longo do Percurso da Luz, proporcionando momentos de descoberta, magia e grande emoção em todos quantos as procuraram e desvendaram.
Sob o tema as 4 estações do ano, o LUMINA chegou a 2015 mais luminoso que nunca. Aos visitantes deste ano foi oferecido um surpreendente circuito distribuído por quatro percursos em sequência, correspondendo às 4 estações do ano. Quatro atmosferas artísticas. Um passeio luminoso. Na história da arte, abundam representações e reinterpretações das estações do ano. O LUMINA 2015 abordou este património cultural com visões contemporâneas da eterna arte da luz, num diálogo surpreendente com a tradição. As sucessivas atmosferas, ao mesmo tempo concretas e imaginativas, funcionaram como um efémero calendário noturno. À Sagração da Primavera sucedeu-se a Noite de Verão, às Folhas de Outono a Viagem de Inverno. E nunca as estações de um ano inteiro nos passaram tão depressa, nem tão magicamente pelos sentidos!
Toda esta imperdível constelação de intervenções urbanas incluiu instalações multimédia dinâmicas, video-projeções monumentais, esculturas interativas e obras participativas. O circuito atravessou espaços criteriosamente escolhidos e tão diversos como jardins, praia, Cidadela, Baía, Museus e diversos recantos da vila, para serem vividos em família e entre amigos, em comunhão com a história e cultura da Vila.
O LUMINA é sem dúvida um evento único. Com produção do ateliê OCUBO e direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, o evento assenta num conceito de experiência urbana reconhecido pelo alto nível da qualidade artística, a extrema diversidade das linguagens plásticas e a total acessibilidade dos conteúdos. Este ano participaram mais de 40 artistas oriundos de 15 países e, em estreia absoluta, estiveram presentes artistas vindos da Austrália, EUA, Turquia e Espanha.
Em 2015, a Humanidade celebra o Ano Internacional da Luz (AIL). Por iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a Luz está no centro de um debate mundial sobre a forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O AIL 2015 é uma iniciativa global que sensibiliza os cidadãos para a importância das tecnologias ópticas relacionadas com a luz no nosso quotidiano. Oportunidade única para inspirar e educar a uma escala global.
Ocubo participou na cerimónia de abertura oficial do AIL 2015 na sede do edifício da UNESCO, em Paris, com o projeto multidisciplinar “Light is Here”, a convite do artista finlandês Kari Kola.
Ocubo é parceiro oficial do AIL2015 | UNESCO e o LUMINA 2015 é um dos inúmeros eventos oficiais que se integram na efeméride, o que, mais uma vez, só vem comprovar a natureza global da Vila de Cascais e a constante atenção do Município à qualidade da sua participação num futuro sustentado e sustentável para todos.