header

José Afonso :: 64 anos dedicados ao Hotel Palácio Estoril


1.Sr. José Afonso, no interior do Hotel, na sala onde foi realizada a festa de despedida por ocasião da sua reforma.

O Hotel Palácio Estoril é mundialmente conhecido como um dos mais antigos, bonitos e emblemáticos hotéis europeus . Construído em 1930, foi durante a Segunda Guerra Mundial que ganhou notoriedade e distinção, por ser o local escolhido para residência temporária de inúmeros membros da realeza, aristocracia e alta burguesia europeias, após a fuga ao conflito e durante o seu exílio em Portugal. Muito frequentado também por espiões britânicos, alemães e de outras nacionalidades, que aliás se cruzavam no seu bar, o hotel acabou por servir de inspiração a famosos romancistas, nomeadamente a Ian Fleming que nele, e nas histórias ali presenciadas e vividas por si, se inspirou para um dos livros da saga James Bond – “007 – Ao Serviço de Sua Majestade”.

O que provavelmente muitos desconhecem é que este Hotel tem uma outra história digna de um filme: um Voiturier que há 64 anos aqui desempenha as suas funções de forma verdadeiramente ímpar e digna de reconhecimento público e homenagem. A história de José Afonso merece ser contada e conhecida nos quatro cantos do mundo. Venha conhecê-la.

Corria a década de 1950 quando José Afonso, à época com catorze anos de idade, deixa Amares, a sua terra natal no norte de Portugal, para tentar a sorte de uma vida melhor em Lisboa. Até aqui, nada de novo. Este era à época o trajeto habitual de muitos jovens adolescentes das áreas rurais, um pouco por toda a Europa. Quis o destino que no dia 15 de Agosto de 1951, por coincidência dia da Santa Padroeira da sua terra de origem, José Afonso ingressasse ao serviço do Hotel Palácio como copeiro. Ao longo do tempo foi chamado a desempenhar outras funções no hotel, nomeadamente prestando serviço na cafetaria, na cozinha do pessoal e, finalmente, na cozinha dos clientes, naquele que era à época o habitual percurso de progressão em qualquer carreira, ganhando experiência e conhecimento de forma a ficar apto ao desempenho de novas e mais destacadas tarefas. É em 1963 que, na sequência da abertura de uma nova vaga de trabalho, ascende ao posto que até hoje ocupa, de trintanário – ou voiturier.

Quando lhe perguntámos o segredo para se manter há tantos anos a desempenhar a mesma profissão, ao serviço do mesmo hotel, José Afonso não hesita: gosta muito do que faz e de onde o faz e sempre se sentiu muito respeitado e acarinhado no seu trabalho, tanto pelas sucessivas direcções executivas do Hotel como pelos seus colegas.

O discurso de José Afonso é pausado, num tom ditado pela mesma descrição com que sempre exerceu as suas funções. Fala-nos das suas memórias de eventos vividos nos tempos áureos do hotel, como o casamento da filha do Rei Humberto de Itália, os habituais jantares de Calouste Gulbenkian, as visitas do Conde de Barcelona – avô do atual Rei Filipe de Espanha, que além de ali se encontrar com diversos membros da monarquia espanhola e não só, frequentava o barbeiro do hotel – ou da vivência com Jaime Thompson, que residiu durante bastante tempo no hotel e, em testamento, deixou uma pequena herança a cada um dos funcionários do mesmo. Refere ainda o seu contato e relacionamento com vários conhecidos atores e atrizes dos anos de ouro de Hollywood, como Grace Kelly. Todo um mundo de riquíssimas histórias vividas e por vezes mesmo em parte protagonizadas por José Afonso, dada a sua permanente dedicação e constante presença, ao longo de mais de seis décadas.

Mas se, à sua medida, José Afonso é uma celebridade e a sua vida dava um filme, não é menos verdade que já teve, pelo menos, uma efetiva aparição na grande tela. É ele o porteiro do hotel que surge numa das cenas do filme “ 007, Ao serviço de Sua Majestade”, ali rodado em 1969, por Peter R. Hunt.

Ninguém tem dúvidas que, quando se viaja, a escolha do Hotel e tudo o que o mesmo proporciona ao nível da qualidade e do conforto é absolutamente crucial para que a experiência seja tão memorável quanto gratificante. Mas também ninguém ignora que grande parte do sucesso de um Hotel, bem como da satisfação dos clientes que o procuram, advém do profissionalismo, simpatia e atenção de quem nele trabalha. Por essa razão, o Hotel Palácio Estoril não podia estar mais de parabéns, ao reconhecer e valorizar o papel que o seu trintanário tem desempenhado, ao longo de mais de meio século.

Quanto a si, quando nos fizer uma visita, mesmo que não fique hospedado no mesmo, sugerimos que não deixe de visitar o Hotel Palácio no Estoril e pedir para conhecer o Senhor José Afonso. Ele próprio, ficará muito grato se o fizer.

1.Sr. José Afonso, no interior do Hotel, na sala onde foi realizada a festa de despedida por ocasião da sua reforma. 1. Sr. José Afonso, no interior do Hotel, na sala onde foi realizada a festa de despedida por ocasião da sua reforma.

2.No seu posto de trabalho. 2. No seu posto de trabalho.

3.José Afonso e Mário Pereira (Concierge do Hotel e segundo funcionário com maior antiguidade) 3. José Afonso e Mário Pereira (Concierge do Hotel e segundo funcionário com maior antiguidade)

4.Boletim de alojamento de Ian Fleming 4. Boletim de alojamento de Ian Fleming

5.Cena do filme “007- Ao Serviço de Sua Majestade”, rodada à porta do Hotel Palácio Estoril 5. Cena do filme “007- Ao Serviço de Sua Majestade”, rodada à porta do Hotel Palácio Estoril

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*