
Millennium Estoril Open :: Cascais na Rota do Ténis Mundial
Desde o início do século XX que o município de Cascais é sinónimo de ténis: foi aqui que a modalidade deu os primeiros passos no nosso país. Este ano e pela primeira vez, recebe um torneio profissional de ténis disputado em courts de terra-batida que integra o ATP World Tour.
O Millennium Estoril Open é sem dúvida um dos acontecimentos desportivos de maior destaque e prestígio em Portugal. Nesta edição, que decorre entre os dias 25 de Abril e 3 de Maio, brinda Cascais com a presença de alguns dos melhores jogadores da modalidade a nível mundial.
O principal torneio ATP de ténis organizado em Portugal apresenta uma nova identidade, passando a ser designado por Millennium Estoril Open, tem um novo palco, a Vila de Cascais e vai ser jogado num novo cenário, o Clube de Ténis do Estoril. A edição de 2015 do evento está de regresso à origem e garante a presença de Portugal na rota do ATP World Tour. O jogador número 1 do ranking português e 53 do ranking mundial, João Sousa, é um dos grandes nomes confirmados no torneio, juntamente com algumas estrelas do ténis internacional como Feliciano Lopez, Kevin Anderson, Tommy Robredo e Richard Gasquet, entre outros ainda por anunciar.
Com cerca de 3.500 lugares de bancada disponíveis no court principal, facto que contribui para assegurar uma maior proximidade entre o público e os tenistas, e o patrocínio do Millennium BCP, o novo Millennium Estoril Open sucede ao torneio organizado por João Lagos durante 24 anos no complexo do Jamor e nasceu da conjugação de esforços da U.Com, empresa de comunicação e organização de eventos com sede na Alemanha, do empresário holandês residente em Cascais e ex-tenista de competição Benno Van Veggel e da Polaris Sports, do conhecido empresário Jorge Mendes.
É indiscutível e incontornável o impacto positivo que este tipo de competições desportivas internacionais tem na economia do município, designadamente na hotelaria, restauração e comércio, dada a visita e presença prolongada de muitos portugueses e estrangeiros, tornado Cascais um destino turístico ainda mais atractivo e reconhecido. Presente na conferência de imprensa de apresentação do evento, Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto, considerou ser o torneio “mais uma afirmação de Portugal como destino de excelência para a prática de desporto ao mais alto nível”, acrescentando que a sua realização é “parte de uma estratégia para a economia do desporto no país”.
O torneio irá decorrer no Clube de Ténis do Estoril, cujo ”court” central mereceu o aval de Carlos Sanches, supervisor técnico português do ATP World Tour. Para acolher os principais jogos do torneio, o court principal será equipado com bancadas suplementares temporárias e terá cerca de 3.500 lugares, mais condizente com o cenário envolvente do Clube de Ténis do Estoril, do que o do Complexo do Jamor, onde habitualmente decorria.
No parecer da entidade organizadora, a escolha deste Clube de Ténis e das suas instalações, permite organizar “um torneio ainda mais acolhedor e com maior concentração e proximidade do público em relação aos protagonistas”, à semelhança do que acontece em competições como as realizadas no Queen’s Club em Londres, no Real Clube de Ténis de Barcelona, ou no Monte Carlo Country Club, no Mónaco.
Caso este ano não possa fazer-nos uma visita para assistir a este grande evento do circuito do ténis mundial, acompanhe os jogos live na televisão ou através da internet e fique atento à nossa próxima newsletter, na qual lhe contaremos em detalhe todos os acontecimentos de uma certamente emocionante e disputada edição do Millennium Estoril Open. E, já agora, quem é o seu favorito para a vitória na final?