header

Natal em Cascais :: Sinta-se em casa

Tags/Temas:Épocas Festivas


header

Em Portugal, Natal rima com sabores tradicionais, festas em família e rituais que se repetem, como um herança cultural que se cultiva com carinho.

Se está a pensar passar o seu Natal no nosso país ou este é o seu primeiro Natal, desde que veio viver para cá, fique certo que calor humano, aconchego e bom acolhimento são coisas que não lhe vão faltar.

Falar do Natal à portuguesa é, na essência, juntar à mesa a família e os amigos.

O tradicional bacalhau cozido com todos na noite de consoada e o peru recheado no dia de Natal, as rabanadas, os sonhos, as azevias, os doces de ovos, a aletria e, claro está, o Bolo Rei, são iguarias que nunca faltam nesta época do ano, na casa da maioria dos portugueses. E o vinho de boa cepa nacional, pois claro, onde o vinho do Porto e uma boa aguardente, ao calor de uma lareira, também nunca podem falhar.

Os portugueses, já de si afáveis e sociáveis, nesta época do ano desdobram-se em atenções e presença. Os encontros com os amigos em almoços e jantares, as trocas de presentes muitas vezes apenas simbólicos, mas que assinalam e reforçam a importância dos laços, as festas das crianças em ambiente escolar, tudo e todos são pretexto para encurtar distâncias, para estar presente, para trocar abraços e para pôr conversas em dia. Para nós, portugueses, uma mesa e um grupo de pessoas que nos são queridas são suficientes para tornar um simples dia num grande evento.

Depois, há lugares no nosso país, que tornam tudo ainda mais peculiar. Cascais é um excelente exemplo disso.

Em Cascais, ao conforto e à afabilidade natural das pessoas, junta-se o do clima. É fácil andar aconchegado entre roupas confortáveis e quentes e ao mesmo tempo poder saborear a intensidade de generosos e luminosos raios de sol de Inverno. Poder percorrer as ruas da Vila, fazer as compras no comércio local, saborear um chocolate quente numa esplanada, degustar umas castanhas acabadas de assar ou dar um passeio nos extensos areais das praias com o generoso patrocino da bonomia climática, tudo isto sem ter que recorrer a equipamentos para a neve ou munir-se de guarda-chuva e gabardina, não é para todos! Mas em Cascais é quase uma imagem de marca.

Todos os anos, por esta altura, à semelhança do que acontece em praticamente todo o mundo, as ruas ganham uma cor e uma luz especiais: os pequenos mercados que se aglomeram nos parques e praças e que trazem para mais perto os petiscos e o artesanato, as animações, os programas culturais que enriquecem a agenda das cidades e dos seus habitantes, a iluminação das ruas, o movimento e a azáfama dos dias que se aproximam do fim de mais um ano. São rituais que se repetem, tradições que se perpetuam, aconchegos de gestos e palavras que mantêm viva a alma dos povos. Cascais é um porto seguro, também nesse aspeto. Um lugar onde quem chega de novo se sente sempre em casa, onde é acolhido e recebido como mais um amigo ou elemento da família e onde há sempre mais um lugar na mesa. Não acredita? Experimente por si mesmo!

Deixe a cerimónia em casa. Venha, entre, sirva-se. Acomode-se, aconchegue-se e deixe-se ficar. Este Natal é nosso convidado. Traga a sua família e celebre a vida!

1

2

3

4

5

6

7

8

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*