
Praia do Guincho :: Onde a natureza e a adrenalina fazem amigos para a vida
Se sonha com uma praia de água cálida e serena, refrescada por uma suave brisa, pode parar a sua leitura por aqui. A Praia do Guincho é uma praia para quem gosta de adrenalina e de sentir de corpo e alma as forças da natureza. Em compensação, se gosta de testar alguns dos seus limites e gosta de desafiar as ondas e o vento, esta pode muito bem ser a praia da sua vida.
A Praia do Guincho é uma das maiores praias da costa de Lisboa e concorre nesse título com a Praia de Carcavelos, dentro do concelho de Cascais. Com cerca de 800 metros de largura, o seu extenso areal está exposto à força do vento norte, muitas vezes pouco amigo de quem procura esta praia simplesmente para dourar a pele, sobre pacatez de uma toalha estendida na areia. O mar, de inequívoco temperamento atlântico, oferece com frequência desafiantes ondas que impõe respeito, capazes de fazer hesitar muitos homens de barba rija, na hora de ir a banhos.
São precisamente estas características, que conferem qualidades únicas para a prática de windsurf, que colocam a Praia do Guincho na rota do circuito europeu e mundial desta modalidade, entre variadas outras provas de interesse nacional e internacional. Por essa razão, assim como os praticantes de windsurf, também os de surf, de bodyboard, e os de kitesurf são muito felizes nesta praia, o que a torna numa das mais mediáticas e internacionais praias de Portugal. Aqui, no mesmo dia, as conversas fluem frequentemente em inglês, italiano, espanhol, francês e alemão. E, se observar com atenção, verá como existe em muitos dos interlocutores uma relação muito íntima com o meio envolvente, como se fossem amigos de longa data. A verdade é que muitos são. Seja porque muitas deles habitam nas redondezas, seja porque, sempre que visitam Portugal, este é um lugar está marcado no seu mapa como obrigatório.
Banhada pelo Oceano Atlântico, a água límpida e cristalina da Praia do Guincho oscila entre azuis intensos e verdes profundos, conforme a hora do dia e o ciclo das marés. A serra de Sintra, que lhe serve de enquadramento, juntamente com as dunas que a desenham e fortificam frente ao oceano, conferem-lhe uma beleza única, intensamente marcada por uma natureza em estado puro, facto que lhe tem valido o reconhecimento internacional aos mais diversos níveis. É sem dúvida uma praia com todas as razões para ser vaidosa.
Entre todos estes elementos, as dunas são o seu ex-libris e as principais responsáveis por “aquele” charme tão especial, que a todos seduz. Por ação do vento, a praia desenha-se a cada momento em grande dinamismo geológico. E por aqui existem dunas de vários tipos: as dunas móveis embrionárias, que representam os primeiros estados de vegetação dunar; as dunas brancas, que constituem os cordões arenosos mais próximos do mar; e ainda as dunas cinzentas, que são fixas, estabilizadas e colonizadas por arrelvados vivazes mais ou menos densos e por abundantes tapetes de líquenes e musgos. Diversidade e beleza natural é que não lhe falta. Preservação, também não!
Mas o seu encanto não se fica por aqui. Fique a saber que na Praia do Guincho é ainda possível observar uma chaminé vulcânica, constituída por um importante afloramento de rocha basáltica, que fica exposto durante a maré baixa. Observar esta praia e contemplar cada um dos seus detalhes é mais ou menos como estar a viajar no tempo, sem sair do lugar.
Last but not least, mais uma curiosidade: sabia que foi nesta praia que foi filmada, em 1969, a cena em que James Bond salva a Condessa Teresa de Vicenzo de uma tentativa de suicídio, no filme “Ao Serviço de Sua Majestade”?
Mas, se é verdade que esta não é uma praia de temperamento fácil e que o vento norte é uma visita regular, por vezes pouco simpática para as toalhas, não queremos que julgue que a Praia do Guincho só acolhe bem os desportistas cheios de adrenalina. Por aqui também se vivem dias calmos, tanto de Inverno como de Verão.
A enorme extensão de areal proporciona espaço para uma boa caminhada ou corrida, para uma leitura sossegada e para as brincadeiras dos mais pequenos. A vigilância e o posto médico garantem a segurança e assistência necessárias e os dois bares, de vista privilegiada, erguidos nas dunas, são os melhores spots para um por do sol premium, com uma refrescante bebida e uma excelente companhia.
Já para não falar do assombroso e épico espetáculo de vida e cor que os praticantes de kitesurf e de windsurf oferecem, ao desfilar as suas velas e as suas asas, expostas à força do vento. O que não faltam mesmo, na Praia do Guincho, são excelentes razões para desfrutar em pleno dos bons ares atlânticos, da paisagem e da natureza em estado quase selvagem.
Com ou sem prancha, todas as razões são excelentes razões para conhecer e aproveitar em pleno de um dia aqui. O vento nunca será desculpa. Atrevemo-nos mesmo a dizer que, na Praia do Guincho, o vento, é o principal motivo!