
Respire a Natureza de Cascais
Dos inúmeros atributos que caracterizam e distinguem Cascais, a beleza natural é sem dúvida um dos que encabeça a lista.
Com o Oceano Atlântico a banhar o recorte da sua costa e a luxuriante Serra de Sintra por vizinha, em Cascais não falta um único ingrediente para viver a natureza em pleno.
Saiba tudo o que o Parque Natural de Sintra-Cascais tem para lhe oferecer.
A Serra de Sintra situa-se no extremo ocidental do continente europeu e pela sua localização e dimensão abarca os concelhos de Sintra e de Cascais. Por essa mesma razão, os seus mais de 14,500 hectares foram concentrados no projeto do Parque Natural de Sintra-Cascais.
Aqui, além dos inúmeros testemunhos de um riquíssimo património histórico e arquitetónico, habita uma vastíssima fauna. Não é difícil que, ao percorrer as suas florestas e diversos ecossistemas, nos cruzemos com espécies tão diversas como raposas, ginetas, toupeiras, salamandras, falcões peregrinos, ou até mesmo uma víbora ou diversas outras espécies de répteis escamados. Embora este tipo de encontros nem sempre sejam os mais apetecíveis, nenhuma destas últimas espécies é mortífera e, na verdade, a maioria das vezes, são elas que dispensam encontros imediatos de terceiro grau connosco. E se é um fã de cogumelos, fique a saber que aqui pode encontrar uma das maiores concentrações de diferentes espécies de cogumelos – 156 espécies, concretamente – 17 das quais foram registadas pela primeira vez em Portugal.
O clima típico da Serra é temperado por bastantes influências oceânicas, o que faz com que haja uma pluviosidade superior em relação à restante área geográfica circundante. Mas, em contrapartida, é precisamente esse maior índice de humidade que proporciona a todo o seu território uma vegetação única e em muitos casos luxuriante. No Parque Natural de Sintra-Cascais, cerca de 900 espécies de flora são autóctones, onde pontuam o carvalho, o sobreiro e o pinheiro-manso, e 10% são endemismos.
Pela sua rara beleza, biodiversidade e localização geográfica, o Parque Natural de Sintra-Cascais é o lugar ideal para nos deixarmos envolver pela natureza. Pelo caminho, somos levados a descobrir tesouros ecológicos e arquitetónicos e a deslumbrar-nos com recantos e encantos de paisagens únicas, temperadas pela rudeza do temperamento atlântico e, em alguns casos, pela mão do homem que, cuidadosa e atentamente, ajudou ao longo de séculos a povoar esta paisagem com espécies exóticas e únicas.
Uma das melhores formas de desvendar todos estes segredos e tesouros é percorrer os diversos trilhos que atravessam o Parque Natural, desenhados especialmente para permitir que os amantes da natureza possam desfrutar em pleno e de forma ecologicamente responsável de todo o riquíssimo espólio que este tem para oferecer.
Agora imagine que pode ser você mesmo a desenhar esse percurso. Imagine que quer reunir um grupo de amigos ou os seus familiares e que deseja com eles observar aves, ficar a conhecer em detalhe a flora da serra, a fauna costeira ou até mesmo mergulhar na história e na arquitetura e ficar a saber mais sobre tantos lugares mágicos e quase místicos, escondidos entre o verde da serra. Temos uma excelente novidade para si: é possível! Para perceber como, contamos-lhe uma pequena história de vida.
Um dia, uma Gestora e Professora de carreira e um Marketeer Empreendedor decidiram tornar o seu hobby na sua profissão. Fãs incondicionais da natureza, montanheiros e caminhantes com largos anos de experiências povoadas de muitas histórias e grandes aventuras, ambos decidiram abdicar dos percursos profissionais trilhados até então para se dedicarem a 100% à atividade que mais os realizava pessoalmente. Foi assim que em 2013 nasceu a Walk Hike. Teresa Oliveira e Francisco Mendonça são os rostos por detrás deste projeto. A sua missão? Proporcionar a quem, como eles, gosta de caminhar, descobrir e enriquecer os seus conhecimentos através do meio natural e cultural envolvente. Por isso mesmo, a par das propostas que tem criado ao longo destes três anos de trabalho desenvolvido, literalmente, no terreno, a Walk Hike proporciona ainda a vantagem de conceber programas tailor made, de acordo com as características, interesses e metas de cada grupo que a procura. Esta característica permite, por exemplo, programas onde são incluídas crianças, com a criação de percursos mais simples e simultaneamente mais didáticos do ponto de vista ambiental. Assim como permite que um grupo de experientes caminhantes percorra durante um dia inteiro caminhos e trilhos, tendo como mote o património arquitetónico do Parque e o seu enquadramento histórico-cultural.
Na Walk Hike, o fio condutor é o amor à natureza. O objetivo depende do vasto leque de interesses. O limite é a capacidade física de cada um.
Fundamentalmente, o que move a Walk Hike é permitir a todos e a cada um experiências únicas, ricas e enriquecedoras, sem nunca perder de vista a escrupulosa preocupação com pegada ecológica, o respeito pela fauna, pela flora e pelo património visitados nos seus percursos.
Se a mãe-natureza chama por si e se o contato com ela faz parte da sua filosofia de vida, não pode deixar de conhecer o melhor que o Parque Natural de Sintra-Cascais tem para lhe oferecer.
Fica desde já desafiado para esta aventura. A Walk Hike ajuda-o a fazer o caminho menos percorrido e a ir mais além. Vista uma roupa confortável, calce umas botas de caminhada e venha daí. Respire fundo e desfrute!
Saiba mais em: www.portugalwalkhike.com
Por Margarida Brito | Texto e Imagem