header

Sedução Gastronómica :: Cascais em Fado


header

| Ficha técnica:

Cascais em Fado
Rua Visconde da Luz, n.º 43ª – Cascais
Email: geral@cascaisemfado.com
Telefone: +351 211 993 521
Mobile: +351 912 218 839

Imagine que o Fado foge de uma das ruas típicas de Lisboa para vir ao seu encontro num recanto de Cascais. Que o convida para desfrutar de sabores tradicionais da gastronomia portuguesa num acolhedor jantar, enquanto canta para si, acompanhado pelo sentir da guitarra.
O ponto de encontro é no número 43 da Rua Visconde da Luz. Siga o coração e rume a “Cascais em Fado”.

Imagine uma noite quente de Verão. Uma rua estreita de calçada portuguesa, que se sobe com a ausência de pressa com que se saboreiam os bons momentos. Uma porta discreta que se empurra lentamente. Para lá da porta, o tom quente de paredes que invocam a paixão. “As paredes têm ouvidos”, diz o ditado, e estas escutam com atenção o som das guitarras que gemem as alegrias, as tristezas, os amores e os desamores do fado.

Imagine que se senta numa acolhedora mesa rodeada de um ambiente intimista, de sofisticada simplicidade. Um generoso vinho a encorpar o copo, a companhia de uma vela acesa que convida a conversas fluidas e a confidências. Uma refeição que lhe conforta os sentidos com sabores tradicionais.
Imagine um acorde que no meio da noite se solta de uma guitarra. Pronúncio de canções que falam da alma de um povo. A voz firme, quente e vivida de quem dá vida a um sentimento secular. “Silêncio, que se vai cantar o fado”. Saboreia-se de novo o vinho, repousam-se os talheres. Há uma viagem de emoções a cada nota. Ora alegre, ora sofrida, mas sempre com a alma à flor da pele.

No discreto n.º 43 da Rua Visconde de Luz, em Cascais, os cinco sentidos estão sempre convidados para um banquete. Da cozinha desfilam até à sala os sabores tradicionais portugueses, a que a mestria do Chef Luís Correia juntou contemporâneas notas ao paladar.

Comece, por exemplo, com a delícia de uma trouxa de massa filó recheada com queijo de cabra, nozes e mel ou com a subtileza de uma aveludada sopa de peixe. Prossiga com o nobre bacalhau assado ou com o sabor intenso da boa carne portuguesa. Deixe-me conduzir pelo aroma de um bom vinho enquanto desfruta do ambiente que o rodeia. No “Cascais em Fado” os prazeres são simples. A sofisticação está na forma como são proporcionados a quem o visita.

Todas as 5ªs-feiras e Sábados, as noites são de Fado.

Pela mão de experientes guitarristas, os acordes daquele que foi considerado pela UNESCO, em 2011, Património Imaterial da Humanidade, ecoa pela sala e entranha-se na alma de quem assiste. A eles, juntam-se as vozes sentidas dos fadistas, que contam histórias cantadas do mais puro sangue lusitano.
Por curiosidade, sabia que as guitarras também se constipam? É verdade! A nobreza da madeira com que são feitas e a delicadeza da espessura que talha as suas linhas, são fortemente condicionadas pela temperatura ambiente. O excesso de calor ou o excesso de frio condicionam e alteram o seu desempenho pela dilatação ou contração da madeira, facto que se reflete diretamente no som que produzem. Por isso, assim como as cordas vocais dos fadistas, têm que ser tratadas com muito amor e carinho. Quem as dedilha conhece-lhes o temperamento, de olhos fechados.

Imagine tudo o que lhe descrevemos, numa cálida e romântica noite de Verão. E volte a imaginar tudo novamente, numa aconchegante e acolhedora noite de Inverno, quando a uma reconfortante refeição e ao som das guitarras, se junta o da chuva a cair, do lado de fora. “Cascais em Fado” é um convite perfeito em todas as estações do ano mas não facilite. Antes de vir, reserve o seu passaporte para garantir esta viagem ao centro das emoções. Os segredos deste acolhedor restaurante já são conhecidos pelos quatro cantos do mundo!1 2 3 4 5 6

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*