
Sedução Gastronómica :: Quando o chocolate é uma paixão
| Ficha Técnica
Siopa Chocolatier
Rua Padre Moisés da Silva, n 30
Mercado da Vila
Cascais
Horário: 9:00 às 20:00
Cascais não é apenas uma Vila de tradição. Cada vez mais a inovação e a criatividade marcam pontos no dia-a-dia de quem aqui vive, trabalha e investe. Um excelente exemplo disso é a Siopa Chocolatier.
Nascida em Cascais, fruto de um projeto familiar, esta é muito mais do que uma simples marca de chocolates. Francisco e Alda Siopa criam “chocolates de autor”. Em cada prova, somos conduzidos numa viagem de intensas e desafiadoras experiências degustativas, fruto de uma harmonia perfeita entre ousados sabores, conseguida com sabedoria e muito trabalho de experimentação.
Queremos contar-lhe tudo. Venha descobri-los connosco.
Tudo começou há cerca de vinte anos, quando os autores se conheceram num workshop dedicado ao chocolate. De lá para cá, não só constituíram uma família e tiveram quatro filhos, como foram construindo, com criatividade, saber, estudo e muito trabalho, a base de uma marca gourmet de chocolates, reconhecida por só recorrer a cacau da melhor qualidade.
Francisco Siopa, chefe pasteleiro de profissão e professor na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa é quem tem o leme da criação e da produção. Na cozinha idealiza, experimenta, testa e analisa meticulosamente cada nova combinação, até estar seguro do sucesso do resultado final. Inovação e ousadia são as palavras-chave. Não há como negá-lo quando falamos de bombons que sabem a framboesa e manjericão, a tomate ou mesmo a ovas de sardinha.
Qual o grande segredo do seu sucesso?
Além da verdadeira distinção e diferença dos seus produtos, que inevitavelmente resulta da capacidade de inovação, o apurado cuidado e critério na escolha nas matérias-primas são, sem dúvida, o grande segredo que faz a diferença. Por exemplo, a Siopa Chocolatier só trabalha chocolate com 70% de cacau e origem em São Tomé e Príncipe. O açúcar, nos bombons, é apenas o que está presente no cacau usado e os ovos são sempre frescos e não industrialmente processados. O processo de criação, mistura e confecção final é quase artesanal, próximo do que se fazia no tempo dos nossos avós. Para obter uma qualidade única, “devagar se vai ao longe”, é caso para parafrasear.
Outra característica de identidade é o facto da Siopa Chocolatier, para a criação dos seus inovadores chocolates, se ter associado a outras marcas e produtos de prestígio nacional. O azeite virgem da Casa Anadia, da zona centro; as conservas da Nero, de Leça da Palmeira, no norte do pais; a flor de sal de Castro Marim, no Algarve; o vinho do Porto da prestigiada e centenária Casa Grahams, são alguns dos exemplos.
A afirmação e consolidação do seu caminho foi sempre feita no contato direto com o público, marcando presença em diversas feiras, mercados e eventos. Desta forma foi mais fácil perceber o que despertava interesse, quais os produtos com maior sucesso e ter como mote o desafio que os próprios clientes lhes iam criando quando, a cada reencontro, lhes perguntavam o que tinham de novo para experimentar. Foi assim que Francisco e Alda perceberam que, mais do que fazer bem, a fasquia do sucesso estava em fazer diferente, em nunca deixar de desbravar caminho e em surpreender. Foi o que fizeram e continuam a fazer e o resultado está à vista. Desde Março num espaço próprio no Mercado da Vila de Cascais, agora os clientes habituais já sabem onde os encontrar e os clientes novos, atraídos pelo “passa-palavra” e pela divulgação que a Siopa Chocolatier tem merecido por parte dos media, não param de chegar. Muitos dos seus clientes mais antigos são precisamente estrangeiros residentes em Cascais, que os procuram particularmente na época das festas tradicionais, para comprar chocolates para recepções de família e amigos e para oferta.
São ainda frequentemente desafiados por prestigiadas marcas de vinhos, que lhes pedem para conceber chocolates capazes de abrir o palato e, desta forma, diferenciar e intensificar as provas de novos produtos, nos eventos que promovem.
Para finalizar, na novíssima loja em Cascais, podemos ainda encontrar deliciosas criações de pastelaria, como por exemplo o “mil folhas francês de framboesa”, o “semi-frio de frutos exóticos”, ou o “éclair de morango”, verdadeiras obras de arte, desde logo pelo impacto visual e depois pelos sabores verdadeiramente peculiares.
Em Cascais, não são apenas os sabores tradicionais que despertam paixões e conquistam adeptos. O posicionamento arrojado e inovador de muitos dos empreendedores que aqui investem e produzem, fazem de Cascais uma Vila dinâmica, conhecida por atrair e fixar empresários com boas ideias e novas propostas. A Siopa Chocolatier é, sem dúvida, um bom exemplo disso. Não pode deixar de a conhecer e experimentar as suas iguarias quando nos fizer uma visita. Os chocolates de qualidade, consumidos com moderação, dispõem bem, não engordam e fazem bem à saúde.