Sushissimo_header

Sushíssimo | Cascais tem o sabor do mundo


Sushissimo_header

| Ficha técnica:

Sushíssimo
Alexandre Herculano, nº 11 Cascais
Site: www.sushissimo.pt

Por ser um país recortado pelo mar, Portugal tem uma gastronomia fortemente marcada pelos sabores frescos e intensos do peixe e do marisco. Cascais, tradicional e historicamente conhecida como uma Vila piscatória, não é exceção. Por tudo isso, é fácil compreender que muitas outras gastronomias do mundo, baseadas no melhor que o mar oferece, tenham tanto sucesso entre nós. É o caso do Sushi.

Cascais foi e é, desde sempre, uma Vila do Mundo. Caso não saiba, aqui se concentrou o maior número de cabeças coroadas de toda a Europa durante a Segunda Guerra Mundial, por força do exílio. Ainda hoje aqui vivem grandes comunidades de cidadãos estrangeiros que escolheram este pequeno grande refúgio, para viver e trabalhar.

Curiosamente, a história do Sushíssimo é também mais uma excelente prova disso.

Dayse Dutra, a sua proprietária, é uma cidadã Brasileira que um belo dia, durante uma viagem de férias, se apaixonou por Portugal e pelo Estoril. Sem hesitar, há 11 anos atrás, mudou-se definitivamente para cá, “de armas e bagagens”, como diz o ditado português. E o que fez ela por aqui? Além de se ter apaixonado e de ter constituído família, abriu restaurantes de Sushi.

O Sushíssimo, já com 4 anos, é o seu mais recente projeto e fica no coração do Centro Histórico de Cascais. Aqui a oferta é simultaneamente vegetariana e vegana e, para todos aqueles que apreciam Sushi de fusão, este é O restaurante de Sushi que não podem perder.

A experiência de mais de 20 anos do Chef é absolutamente determinante na qualidade de tudo o que vem até à mesa. Depois, como referimos logo no início, a frescura e a intensidade dos sabores do peixe e marisco portugueses fazem o resto. Mas não é tudo. No Sushíssimo a apresentação de cada prato é uma verdadeira obra de arte. É caso para dizer que se come só com os olhos! O melhor é que não se resiste a ficar por aí e cada proposta é um convite ao deleite absoluto dos cinco sentidos. A intensidade cromática é, inclusivamente, uma espécie de imagem de marca do espaço. Uma interessante mescla entre as intensas cores da cultura tradicional japonesa, tão patentes por exemplo nos Kimonos e, certamente, muito do colorido trazido na alma brasileira da sua proprietária.

O sushi é um alimento que tem origens remotas. Ancestralmente, no Japão, para serem transportados para lugares mais longínquos, os peixes eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz libertava o ácido acético e láctico, o que garantia a qualidade por mais tempo. Lentamente, esta técnica de conservação do peixe foi despertando palatos e foi-se transformando num prato. O sabor ácido consequente da fermentação foi substituído pelo vinagre e, mais tarde, este vinagre foi substituído pelo molho de soja, o que enriqueceu ainda mais o seu sabor.

Quanto ao Sushi de fusão, a sua origem está nos EUA, mais concretamente na Califórnia. Até se tornar um sucesso mundial foi um abrir e fechar de olhos.

E porque é que todas estas referências fazem ainda mais sentido em Cascais?

Porque seja pelo clima, pela geografia, pelo estilo de vida ou pela gastronomia, Cascais continua a manter a sua tradição de conquistar irremediavelmente os cidadãos do mundo. Não é difícil perceber porquê. Existem poucos lugares tão ecléticos e tão recetivos a outras culturas como este.

Se é um Fusion Sushi Lover, quando vier visitar Cascais não se esqueça desta proposta. A ementa do Sushíssimo é um autêntico desafio à sua imaginação. E, não conte a ninguém, quando chegar o momento da sobremesa, peça a Panna cotta de chá verde… vai ver que vai aprender a dizer Céu, em Japonês!

Por Margarida Brito | texto e fotografia

Sushissimo_5 Sushissimo_4 Sushissimo_3 Sushissimo_2 Sushissimo_1

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*